Queridinho do momento: Ladrilho Hidráulico

Se você quiser esbanjar charme e personalidade, encontrou o material certo para revestir sua casa. Em lavabos, cozinhas, varandas gourmet, revestindo piso ou paredes, esse revestimento é uma ótima opção para quem quer garantir um ambiente rústico, e ao mesmo tempo, sofisticado. Vamos descobrir porque o ladrilho hidráulico é tão amado!

editado

Este material tem fabricação totalmente artesanal e continua até hoje sendo produzido peça por peça. Precisa de 30 dias para ficar pronto e exige impermeabilização para evitar manchas. Para sua confecção são usados moldes em latão, ferro ou bronze, separados conforme as cores usadas na peça. Posteriormente, estas peças são mergulhadas em água por 24 horas (por isso são chamados de ladrilho hidráulico). Ao serem retiradas, sofrem um processo de cura e cristalização do cimento.

Vamos relembrar a decoração da casa de nossos avôs e avós e aprender a usar os ladrilhos hidráulicos em uma decoração moderna e atual!

COLAGEM BWC

Os ladrilhos são super comuns em banheiros e lavabos. Principalmente em ambientes rústicos e espaços comerciais.

Apesar de existir tantos outros revestimentos que se assemelham ou imitam os desenhos e motivos dos ladrilhos, eu ainda sou fã deste querido revestimento! Além de lindas, as peças têm história e se forem bem cuidadas, podem receber restauração e apenas uma boa lixada é capaz de deixar as cores vivas de novo.

Em paredes de cozinha e varandas gourmet fica o máximo né?! Na verdade é onde eu mais gosto de aplicar. Estou “in love” com esse azul e amarelo da foto acima!

Em paredes de cozinha e varandas gourmet fica o máximo né?! Na verdade é onde eu mais gosto de aplicar. Estou “in love” com esse azul e amarelo da foto acima!

Na foto a seguir mostra alguns exemplos de pisos revestidos com ladrilho hidráulico dando charme aos projetos. É possível observar que não existe nenhum padrão para a aplicação. No mosaico, existem vários modelos de desenhos que, juntos, formam um todo bastante interessante.

foto 2

DICA DO BLOG: Prefiro indicar o ladrilho hidráulico para as paredes, porque eles são mais grossos que a cerâmica, então para usar no chão a espessura entre um e outro deve ser levada em consideração.

3 comentários nesse post:

  1. - 18 de julho de 2013 21:19

    Luciana,

    Realmente os ladrilhos são muito charmosos, ainda mais depois que conhece o método de fabricação.

    Abraços.

  2. Marilu
    - 27 de dezembro de 2013 20:35

    Luciana eu moro em Sete Lagoas e aqui tem uma oficina de ladrilho hidráulico que o dono reproduz qualquer peça por apenas 6,00 a peça. O nome é oficina do piso. Entre no site dele e você vai adorar. Quem sabe ele faz aquele azul com amarelo que vc. gostou.
    Um abraço

    Marilu

  3. - 3 de janeiro de 2014 15:03

    Oi Marilu, muito obrigada pela informação!
    Vou entrar agorinha no site, pois adoro os ladrilhos, acho um trabalho fantástico!
    Muito obrigada! =)

Comente!

  • *
  • *

* Campos de preenchimento obrigatório.
Seu e-mail não será divulgado.

LUCIANA DIAS

Sou Arquiteta, cursando pós graduação em Design de interiores e cada dia mais apaixonada pela arte de decorar.

SIGA-NOS